segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Trabalho mais Inteligente

Se nossos processos puderem ficar mais previsíveis, ágeis e colaborativos, vamos aumentar a produtividade de nossos negócios.

Se hoje for um dia útil médio, você poderá perder cerca de uma hora tentando fazer alguma coisa.

Mas você não será capaz de terminar a tarefa, porque não vai achar a informação certa, acessar a ferramenta certa ou alcançar a pessoa certa, tudo devido a processos ineficientes. Empregados gastam 25% do seu tempo só na busca por informações. A cada semana, 42% das pessoas se utilizam de informações erradas para tomar decisões, o que exige que tudo seja refeito. E com a recessão econômica, há uma urgência muito grande para aumentar a produtividade das empresas.

No entanto, você provavelmente trabalha hoje de uma forma mais inteligente do que você trabalhava há alguns anos – ou mesmo no ano passado. A tecnologia tem o potencial de aumentar de maneira significativa a produtividade dos negócios, bem como de reduzir custos. O crescimento da globalização abriu caminho para novos talentos, novas capacitações e recursos que energizaram as empresas. Na realidade, dois terços dos trabalhadores estão agora sediados em mercados em crescimento. As redes sociais nos permitem aproveitar ideias de parceiros e clientes. E as pessoas em geral dispõem de cada vez mais acesso “a qualquer hora, de qualquer lugar” a suas aplicações, informações e recursos.

Empregados estão preparados, conhecem o seu trabalho e tem ideias valiosas; os processos é que não acompanharam. Organizações e empresas ao redor do mundo estão reconhecendo que precisam reinventar suas infraestruturas e processos para permitir que o seu pessoal colabore entre si, com seus clientes e com seus parceiros; para promover a criatividade e a solução de problemas, e para realizar o simples ato de empreender. Se pudermos criar negócios tão inteligentes quanto nossos empregados, vamos poder tomar decisões mais inteligentes, aproveitar relacionamentos mais profundos e desenvolver processos mais conectados, mais ágeis e mais eficazes.



Estas organizações estão se tornando mais inteligentes quanto à forma como trabalham

Conectando pessoas para promover eficiência 

A Celina Insurance, uma empresa norte americana de seguros imobiliários e de acidentes, utiliza ferramentas de colaboração online, como o “chat”, para conectar seus agentes independentes e seus subscritores, reduzindo com isso o prazo de liquidação de suas apólices de semanas para dias.

O Exército da Salvação implementou uma infraestrutura de colaboração com base na Web através de 118 países, conectando voluntários, suprimentos e atividades de coordenação de ajuda. Isso ajudou a melhorar o tempo de resposta em inúmeras situações de emergência, como ataques terroristas, inundações e terremotos, facilitando o recebimento de donativos e coordenando os esforços de ajuda.
Fazendo uma cadeia de suprimentos trabalhar 

Yansha (US), uma loja de varejo regional chinesa de marcas de luxo, implementou a primeira plataforma IBM de cadeias de suprimentos com base em SOA para seus 1.800 fornecedores. Com isso, eles podem ter uma visão em tempo real sobre a performance de toda a sua cadeia de suprimentos, obtendo uma redução nos prazos médios de entrega de 2,5 dias para 4,5 horas.

Monitorando todos os pontos do processo


A IBM está ajudando a companhia norueguesa de petróleo e gás StatoilHydro (US) a utilizar sensores e telemetria para monitorar condições em tempo real. Reunindo os dados de todos os seus campos e poços, e combinando-os com visualização em 3D, o seu pessoal está podendo tomar decisões mais inteligentes. Estima-se que haverá um aumento de 5% na produção e uma redução de 30% em custos

Trabalhando em tempo real 


A Danone, líder mundial na área de lacticínios, pode agora reagir de forma dinâmica a mudanças cruciais de mercado. O pessoal de planejamento da Danone trabalha de forma mais inteligente, fazendo ajustes em tempo real, que são interconectados com o processo de produção e melhorando seus indicadores chave de performance de dias para horas.

Como será o trabalho no futuro?

  • Daqui a quatro anos, os trabalhadores irão colaborar durante 80% do seu tempo.

  • O trabalho vai ser feito sem interrupções, de maneira fluida, através de processos totalmente conectados e visíveis.


  • O trabalho vai, cada vez mais, envolver parceiros externos.

  • A agilidade vai ser um parâmetro chave de performance.

  • Processos proativos serão fortalecidos com capacitações de predição.

  • O trabalho não será centrado numa organização, mas numa comunidade de pessoas.

  • O processamento em lotes vai ser coisa do passado; em "tempo real" vai ser a regra.