quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Agência dos EUA cria sensor capaz de "enxergar" através de paredes

Agentes federais norte-americanos poderão ter sua eficiência elevada a extremos graças a um novo projeto da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), setor responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares. A agência anunciou neste mês de novembro que vem trabalhando em um sensor térmico biométrico capaz de fazer com que militares consigam "ver" através de paredes.




Seria assim a investigação do futuro? (Foto: Divulgação)
Esta nova ferramenta é, a grosso modo, uma junção de dois projetos preexistentes da DARPA. São eles o Radar Scope, que permite identificar indivíduos através de paredes, e o Life Reader, um rastreador que usa os batimentos cardíacos do investigado para determinar sua localização exata.

Apesar de dispositivos deste gênero não serem uma total novidade, a DARPA acredita poder melhorar bastante seus produtos, já que os atuais possuem restrições de distância (usualmente, 8 m de tolerância) e não são precisos para buscas em locais densamente povoados. A agência pretende ampliar a ação de seu novo sensor para até 10 m, tornando viável o envio de dados sobre os criminosos ou sequestrados mesmo quando estes estiverem atrás de paredes bastante espessas.
Seu conceito mais ousado consiste em identificar simultaneamente diversas pessoas graças a informações conseguidas por eletrocardiografia. Este recurso viabilizaria saber em que lugar se encontram os personagens-chave de missões, facilitando toda a operação. Uma arma que promete minimizar os riscos para soldados e civis envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aquí o seu comentário...