segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Smarter Computing - Uma Nova Era de TI

Sistemas Computacionais mais Inteligentes

Bem-vindo a uma nova era informática

Estamos experimentando grandes mudanças à medida que nosso planeta se torna mais inteligente. Essas mudanças estão modificando o funcionamento do mundo. As cidades são cada vez mais inteligentes graças à transformação dos sistemas de tráfego, os sistemas de abastecimento de água e a segurança —todas as aplicações possíveis da infraestrutura municipal. Um planeta mais inteligente é também a transformação dos processos de negócio —banca, comércio, fabricação— de todos os setores. Por último, com um planeta mais inteligente os hábitos das pessoas mudam e se obtém vantagens que vão de um menor congestionamento do tráfego e poluição até novas formas de se comunicar e colaborar. Todos os aspectos da vida se beneficiam da instrumentação, interconexão e da implementação de inteligência nos sistemas do mundo.

Nada está mudando tanto como as tecnologias da informação: o modo em que se tem acesso a elas, como elas são aplicadas e como são desenhadas. No entanto, as chances para a inovação nunca foram tão grandes. As empresas de todos os setores podem aproveitar os avanços da tecnologia para criar novos modelos de negócio, novas formas de abastecer tecnologia baseada em serviços e desenvolver novas ideias de IT para impulsionar a inovação e melhorar consideravelmente os aspectos econômicos da IT. As recentes inovações tecnológicas mostram que estamos entrando em uma nova era de sistemas informáticos —Sistemas informáticos mais inteligentes — a era de Conhecimentos para o descobrimento. Esta nova era foi possível graças à integração de:

Grandes volumes de dados e integração da informação

Quantos aplicativos são utilizados em sua empresa? Quantos dados são gerados e utilizados por esses aplicativos? Se sua empresa é como a maioria, os volumes de dados não deixarão de crescer: segundo os cálculos, eles se multiplicarão até por 44 nos próximos dez anos. É possível que seus aplicativos utilizem dados em armazém, de forma ineficaz. Pode resultar complicado extrair conhecimentos destes dados no momento oportuno. As funções de dados federados lhe permitem integrar a infraestrutura de dados para automatizar as tarefas chave e proteger os dados mais valiosos.

Tire o máximo proveito dos dados e dos sistemas de armazenamento de dados

Os líderes mais inovadores em IT aproveitam as vantagens das soluções de dados federados para pôr em andamento o modelo de Smarter Computing. Estas soluções estão desenhadas para permitir-lhe controlar os dados e o conteúdo de diversas fontes, de modo que possa criar uma única versão a partir de todos os dados, sejam eles móveis, estáticos, consolidados ou federados.
A IBM oferece software, sistemas e uma experiência extraordinária, bem como soluções totalmente integradas; tudo isso lhe permite aproveitar ao máximo os dados e, ao mesmo tempo, manter os custos sob controle e cumprir com os objetivos chave de conformidade com a normativa do setor.

Sistemas otimizados

Sua empresa têm diversas cargas de trabalho, cada uma com seus requerimentos. Como é evidente, a intranet mantém diferentes requerimentos nos sistemas que aqueles que os aplicativos de desenho de produtos, correio eletrônico ou pedidos de clientes establecem. E você precisa garantir estes requerimentos exclusivos de forma eficaz. A consolidação e a integração favorecem esta eficácia com a virtualização como peça chave: o número de máquinas virtuais cresce a um ritmo de 40 por cento ou mais no ano. Ao mesmo tempo, você precisa tirar o máximo proveito das cargas de trabalho híbridas, virtualizadas e indispensáveis.

Para responder a esta série de desafios, você deve dispor de sistemas otimizados que utilizem diferentes arquiteturas para consolidar e otimizar as cargas de trabalho e, o que é mais importante, esta infraestrutura multientorno e multiarquitetura deve ser eficaz. Você precisa de sistemas integrados, automáticos e seguros: sistemas otimizados que permitam aproveitar todas as chances de inovar.

Escolha a estratégia adequada para cada carga de trabalho dos sistemas


A variada carteira de produtos de armazenamento e sistemas da IBM, junto com décadas de experiência na resolução de problemas de negócio reais, tornam a IBM a opção ideal no que diz respeito a sistemas otimizados. Graças aos sistemas mainframe, x86 e POWER; os sistemas de armazenamento em disco, fita e rede, e a diversa gama de soluções para aplicativos específicos, a IBM lhe oferece a combinação perfeita de sistemas otimizados para sua empresa.



Nuvem e prestação de serviços

No mercado de hoje em dia, nenhum negócio pode se permitir não ser eficaz. E isso inclui as IT. Os usuários esperam dispor dos recursos de IT necessários quando precisarem deles: rendimento dos aplicativos, largo de banda de rede e armazenamento de dados. No entanto, as empresas esperam que as IT contribuam com a inovação e até a impulsionem, mas os orçamentos de IT não mudam.
Como consequência disso, está se produzindo uma mudança marcada nas expectativas dos consumidores de IT: exigem uma alta qualidade dos serviços de IT e poder dispor exatamente daqueles que precisarem, com uma intervenção mínima ou nula de parte dos administradores de IT. As soluções de cloud computing contam com a capacidade de oferecer esta flexibilidade aos consumidores e, aos administradores de IT, a eficácia de que precisam. Como resultado, a adoção de sistemas baseados em nuvem cresce 30 por cento cada ano. Esta rápida aceitação soma uma nova exigência para os gestores de IT: a necessidade de integrar a nuvem na IT existente.

Garantir a eficácia e uma alta qualidade dos serviços para favorecer a inovação

Graças a suas décadas de experiência no uso das IT para tratar problemas vitais de negócio, a IBM sabe perfeitamente como criar soluções empresariais eficazes e de alto rendimento. A IBM conta com uma base de sistemas e software que proporciona a mais ampla gama de funções principais e de gestão de sistemas, além de uma extraordinária experiência, e lhe permite elaborar soluções que ofereçam uma alta qualidade de serviço e incrementem a capacidade de resposta em toda a empresa.

Você sabe o que o seu funcionário realmente pensa?

Tecnologias que mapeiam sentimento dos colaboradores ganham espaço no mercado e ajudam companhias a verificar se empregados estão satisfeitos.

Nos últimos anos, algumas companhias passaram a utilizar software de análise de texto para identificar frases positivas e negativas que aparecem nos meios de comunicação social e mensagens eletrônicas com o objetivo de descobrir o que os clientes pensam sobre seus produtos, serviços e políticas. Por exemplo, companhias da indústria de viagens podem acompanhar os comentários postados por usuários em sites de opiniões sobre o hotel ou até sobre o serviço de alimentação.


Menos conhecido, mas uma realidade crescente, são as organizações queusam tecnologias que mapeiam o sentimento para coletar informações sobre seus próprios funcionários. Fornecedores de software de texto analítico confirmam que os clientes já estão usando essas ferramentas para avaliar o que o colaborador pensa, embora ainda não falem abertamente sobre como aplicam as plataformas internamente.

Mas, afinal, por que as companhias estão-se aventurando nessa área, que à primeira vista pode parecer entrar em choque com a privacidade?

As razões são as mais distintas. Uma das mais básicas é lidar com litígios. Em um processo judicial, por exemplo, em que milhares ou mesmo milhões de e-mails devem ser varridos em busca de informações, o poder do software de análise pode ajudar a transformar uma tarefa difícil em menos onerosa. 

A solução também pode ser aplicada de forma mais ampla, como em intranets, estudos, portais e sistemas internos de avaliação de desempenho para obter imagem mais clara do sentimento do funcionário e o engajamento dele com os negócios, ou seja, o quanto ele está entusiasmado com o trabalho e o compromisso de promover os objetivos da organização.

"Qualquer forma de expressão textual pode ser analisada", diz Elizabeth Charnock, CEO da Cataphora, empresa de Menlo Park, Califórnia, fornecedora de software de análise.

Por exemplo, uma revisão de rotina de e-mails pode revelar que entre o pessoal envolvido em um projeto específico, o número de palavras e frases negativas tem aumentado significativamente ao longo de um período de três semanas. Esse quadro pode alertar os gestores para rever o status do projeto e consumir mais tempo se comunicando com o pessoal-chave para abordar as preocupações.

Medindo a satisfação dos funcionários

Se usado de forma criteriosa, esse tipo de análise pode fornecer uma ferramenta para avaliar a satisfação no trabalho de forma mais eficaz quando comparado a pesquisas internas ou outros métodos tradicionais. Na mineração de dados não estruturados, os líderes de RH e os gestores de equipes podem obter insights sobre o grau em que os funcionários estão envolvidos com a corporação. 

Ao ter em mãos uma imagem mais clara do sentimento do colaborador, as empresas podem identificar as áreas em que os funcionários estão insatisfeitos e desenhar estratégias para o envolvimento e, por sua vez, melhorar produtividade, retenção de funcionários e atendimento ao cliente.

A Clarabridge, provedor de software de análise de texto, aponta que se os empregados estão mais felizes, é provável que se envolvam de forma positiva com a gestão, colegas e clientes.

Fornecedores desse mercado dizem que uma vez que o software utilizado para analisar o sentimento do empregado estiver implementado, ele automaticamente reúne dados-chave e prepara relatórios, sem ocupar o tempo da equipe. 
Ao eliminar processos manuais e a dependência de pesquisas estruturadas, o software aumenta a eficiência, fornecendo informações úteis de forma rotineira e confiável. No processo, insights podem ser extraídos a partir de uma variedade de dados complexos em toda a empresa, incluindo vários locais e idiomas diferentes.

Jeff Catlin, CEO da Lexalytics, fornecedora de software de texto e análise de sentimento baseado em Amherst, Massachusetts, observa que, embora algumas empresas monitorem as comunicações do funcionário em sites externos, como Facebook, poucos fazem essa ação internamente. O objetivo final não é manter o controle sobre os indivíduos, mas, sim, avaliar as atitudes dos funcionários, e por sua vez, utilizar os dados na promoção de ações positivas.

O desafio nesse momento, apontam analistas do setor, parece ser determinar a melhor forma de utilizar essa tecnologia emergente.

"Muitas empresas estão interessadas em fazê-lo, mas ainda tentam encontrar o caminho adequado para seguir", diz Elizabeth. "Ou seja, ninguém se preocupa com um empregado tendo um dia ruim. Mas, sim, em um contexto mais amplo e profundo”, opina.  

A executiva diz que a análise desse tipo de informação é uma boa prática e não fere a individualidade do profissional.  "Se a maioria dos funcionários realmente desaprova alguma iniciativa, é vital para a empresa entender o motivo pelo qual isso aconteceu", diz.  

Uma distinção importante é o grau em que a informação é pública, em primeiro lugar, de acordo com Catlin. Ele ressalta que os tweets no Twitter são claramente externos e públicos, mas listas de e-mail interno e wikis não. Enquanto as informações postadas na web podem, potencialmente, ir para qualquer lugar, internamente são destinadas para um grupo restrito.

Robert Ellis Smith, editor da newsletter Privacy Journal em Providence, nos Estados Unidos, diz que é preciso considerar se a análise do sentimento do funcionário é recolhida de uma base agregada ou individual.

"As companhias devem tomar cuidado com a privacidade individual", aconselha ele. Análise agregada deve ser menos ameaçadora para todos os interessados, mas, mesmo assim, os empregadores devem entender suas práticas, observa. Ainda assim, os empregadores que adotam a tecnologia devem estar preparados para, pelo menos, “dar uma folga” para o funcionário.

"A companhia certamente vai ser vista como o Big Brother mesmo se o modelo for usado para agregar valor aos negócios", diz Catlin. 

Ele acrescenta que o direito das empresas de saber o que está acontecendo em suas redes deve ser equilibrado com o conhecimento de que todos reclamam, de uma forma ou de outra.

Os empregadores devem "agregar os dados de todos os usuários e descobrir a essência das queixas", diz Catlin. "Dessa forma, a empresa pode corrigir fraquezas reais, em vez de mirar o mensageiro”, finaliza.