YouTube HDTV

Loading...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Facebook: O novo Paradígma


 Antigamente era assim: Sistemas de “Fora pra Dentro”. Tornaram-se obsoletos.





"Importante frizar, que quando falamos antigamente, estamos referindo a 3, 4, anos atraz... afinal o Século passado está a pouco mais que 10 anos atrás...”.

Sendo otimista. Mais de 90% dos Sistemas Disponíveis no mercado funcionam assim:
Sistemas Pacotes desenvolvidos de Fora pra Dentro
Sistemas com Alto Custo de Treinamento e Manutenção
Sistemas Anti-Sociais

Desde que me entendo por profissional de TICS Tecnologia da Informação, Conhecimento e Sabedoria – a mais de 30 anos -, tenho convivido com inovações, mudanças, etc., mas nunca conviví com uma transformação tão radical como a que estamos vivenciando com o surgimento do Facebook e suas Tecnologias de Desenvolvimento e Integração de Soluções Aplicativas.


Uma Nova Tecnologia
Uma Nova Metodologia
Uma Nova Estrutura de Dados
Uma Nova Tecnica de Desenvolvimento e Integração de Soluções
Um Novo Modelo

“de Dentro pra Fora”


Tendo como carro chefe a Identidade, a Conversaçao e a Comunidade; Facebook inova e revoluciona, disponibilizando ferramentas, que possibilitam o desenvolvimento de Sistemas e Aplicativos de “Dentro pra Fora”... à partir do seu Núcleo...


Design Social é uma forma de pensar sobre o design de produto que coloca as experiências sociais no núcleo. Criar essas experiências sociais com os recursos disponíveis na plataforma Facebook passou a ser uma exigência.
Design Social define como entendemos a nós mesmos, e uns aos outros e pode ser dividido em três elementos principais: Identidade, Conversação e Comunidade.

Identidade refere-se ao nosso próprio senso e como somos vistos por nossas comunidades.
Conversação refere-se a várias interações que temos com nossas comunidades.
Comunidade refere-se às pessoas que conhece e confia e que nos ajudam a tomar decisões.
Modelagem de uma experiência social

Uma maneira de modelo de um produto social é trabalhando de “dentro pra fora”:
Permitir a criação de identidade das pessoas deixando compartilhar e construir uma comunidade ao longo do tempo. Facebook começou desta forma. No entanto, se a comunidade já está formada, você pode sim trabalhar de “dentro pra fora”: utilizar os usuários das comunidades construídas, definir novas conversas e deixá-los continuar a construir as suas identidades ainda mais. Plataforma Facebook faz com que seja fácil tirar a abordagem de "fora para dentro".

Comece definindo o domínio, ou interesse que é essencial para a sua aplicação ou website (música, livros, filmes, etc.) Em seguida, siga o conjunto de orientações-chave abaixo e utilizar as ferramentas que o Facebook Platform oferece para ajudá-lo a construir uma grande experiência social.

Ações e objetos

Ações e objetos são os blocos de construção do Gráfico Aberto. Ações é o alto nível de ações sociais, que usuários podem executar em seu aplicativo. Objetos representam o tipo de coisas que os usuários podem conectar-se na sua app.


Anteriormente, os usuários foram capazes de se conectar aos objetos de seu aplicativo através da ação. Agora, você pode modelar interações do usuário com ações personalizadas e objetos para conexões mais ricas com seus usuários.

Primeiro você deve definir suas ações e objetos na App Dev. Por exemplo, um aplicativo em execução pode definir "Rotas" e "maratonas", como objetos, e "Run", como a ação na App Dev. Um aplicativo de cozinha pode definir "Receita" e "Menu" como objetos, e "cozinheiro" como a ação.

Uma vez que suas ações e objetos são definidos na App Dev, você precisa criar seus objetos. Gráficos abertos são simplesmente páginas web com tags contendo informações Open Graph na seção da página. Essas tags descrevem o tipo do objeto, o nome do objeto e outras informações importantes. Por exemplo, para criar o objeto Cookie Stuffed para uma aplicação da receita, você deve adicionar tags para especificar o tipo de objeto como uma receita (como o objeto foi definido como na App Dev, o título como "Cookies Stuffed" e sua localização da imagem).

Antonio Décio Ferreira Coelho é Analista de Sistemas / Desenvolvedor Tecnologia Facebook, Contabilista CRC-MT 013485/O-0, Especialista em Gestão Pública. E-mail adfcoelhoheroku@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aquí o seu comentário...